"Criança Cidadã - construindo valores"
1º ao 5º ano de escolaridade
1- Justificativa
Com base no Projeto da Semed, Educação em: Valores, Desenvolvimento Humano, vimos a importância de trabalhar no Laboratório de Informática, questões que nos levem a construção da cidadania, de valores de uma maneira real. Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos "falem a mesma língua", surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto.
Os PCN´s afirmam que "cabe à cabe escola empenhar-se na formação moral de seus alunos..." (p.32).
Através de atividades, softwares, sites e jogos educativos, sugerimos trabalhar temas como violência, desinteresse, vícios, indisciplina, bulling, etc.
Para finalizar, mostrando a importância deste projeto, concordamos com Herkenhoff quando diz "não podemos ter, no Terceiro Mundo, uma escola desligada de seu compromisso social, omissa em face de seu papel de transformação da realidade... (p.30, 1996), e é este o nosso compromisso, enquanto educadores. Vamos fazer a nossa parte neste processo de construção, tão importante.
2- Objetivos
Este projeto visa a vlorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas desde a mais tenra idade, levando à construção da cidadania e autonomia.
Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula.
Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que, desde bem pequeno, podemos desenvolver boa educação e boas maneiras.
Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.
3- Desenvolvimento
1- Tema Central: Eu e o outro
Por quê - Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.
Período: 1º e 2º bimestres
Subtemas:
Fevereiro e Março - Convivência e Regras; Solidariedade e Cooperação;
Abril - Limpeza e organização;
Maio - Igualdades e diferenças - respeito à diversidade;
Junho - Justiça, Verdade e Honestidade;
Julho - Amizade, amor e afeto.
Procedimentos didáticos:
* Textos, poesias, mensagens e fábulas;
* Criação do Estatuto da Sala (com regras e multas);
* Discussão sobre as necessidades básicas do homem;
* Debate sobre os idosos, portadores de necessidades especiais, o menor abandonado, diferentes realidades e situações;
* Produção de texto, relatório e ilustração;
* Confecção de livro (digital ou impresso);
* Entrevistas com especialistas (criação de vídeos ou fotos com postagem no blog);
* Amigo Anjo, correio elegante (confecção de cartinhas entre turmas);
* Exploração de cartazes, figuras e mensagens;
* Conversa sobre os temas trabalhados e as realidades vistas.
Datas Comemorativas:
- Carnaval
- Dia Internacional da Mulher
_ Dia da mentira
- Dia do Índio
- Dia do Trabalho
- Dia das Mães
- Semana Mundial do Meio Ambiente
- Aniversário de Quissamã
Duração: Todo o ano letivo
2 - Tema central: Eu e os problemas do mundo
Por quê - Conhecer e discutir os problemas que afligem o mundo e o nosso município, perceber que podemos ajudar e evitar alguns, discutir causas e soluções, estimular a reflexão sobre estes problemas, perceber que alguns problemas estão bem perto da gente.
Período: 3º e 4º Bimestre
Subtemas
Agosto: Destruição do meio ambiente, o que fazer com o lixo.
Setembro: Violência e guerras, necessidade da paz.
Outubro: As crianças (diferentes realidades).
Novembro: Doenças e vícios.
Dezembro: Avaliação do projeto e culminância.
Procedimentos Didáticos:
* Pesquisa na internet sobre os temas abordados;
* Debate, filmes, músicas;
* Cartazes, painéis;
* Campanhas, confecção de panfletos (write;
* Recorte de reportagens;
* Confecção de jornal - (impresso);
* Trocar experiências e partihar o conhecimento adquirido;
* Dinâmicas e vivências;
* Palestras e entrevistas (policiais, médicos e outros profissionais);
* Visitas (PETI, creche, lixão);
* Poesias, textos informativos, fábulas, mensagens);
* Exploração de figuras;
* Exploração de situações atuais e do dia a dia, relatórios.
Datas Comemorativas:
- Dia do Folclore;
- Dia da Árvore;
- Dia da Criança;
_ Dia do Professor;
- Dia da Bandeira;
_ Natal.
3 - Duração:
Todo o ano letivo
4 - Culminância
No final do ano haverá uma festa com exposição do material coletado, fotos, e todo material produzido durante o projeto. Bem como uma sessão de teatro envolvendo os temas abordados no projeto.
Haverá também a gravação de um CD com as músicas do projeto.
5 - Avaliação:
Após cada Unidade de Estudo, no final de cada bimestre haverá um debate para ver o que aprenderam, o que mudou, o que poderá mudar. Durante o bimestre, o professor observará o desempenho de cada um, bem como anotará as dúvidas, críticas, sugestões e dificuldades, com isto será possível rever o projeto e corrigir possíveis desvios. os alunos também serão avaliados nas atividades propostas (pesquisas, debates, campanhas, produções de texto, etc.
Portanto, a avaliação será composta de observação, análise das atividades práticas e auto-avaliação.
Projeto - 6º ao 9º ano e EJA (Educação de Jovens e Adultos)
A Importância da Educação para o Crescimento do Ser Humano
Introdução
Difícil descrever com exatidão os conceitos de educação. Por educação estamos tratando do ato de educar, orientar, acompanhar, nortear, mas também o de trazer de "dentro para fora" as potencialidades do indivíduo comum (Grinspun, 1998). Embora essa nobre tarefa seja levada em frente quase sempre em casa, algumas vezes no trabalho, muitas vezes entre amigos, queremos nos limitar aquela que é institucionalizada, na escola ou em projetos de educação.
Objetivos:
* Formar cidadãos conscientes de seu papel;
* Valorizar a educação de todas as formas;
* Perceber os estudos como uma constante busca do conhecimento;
* Contribuir para a formação de um ser pensante com consciência crítica;
* Refletir sobre qual é o verdadeiro sentido da cidadania;
* Promover a prática do diálogo e do respeito na relação professor-aluno.
Desenvolvimento:
O objetivo aqui é produzir um documentário interligando vários softwares através de hiperlinks.
* Ter uma conversa informal sobre o tema. Em primeiro lugar, discutir a importância da educação para o ser humano na construção de sua cidadania;
* Esclarecer que ser cidadão não é só ter uma certidão de nascimento. É também praticar a cidadania, saber dos nossos deveres e exigir nossos direitos;
* Os alunos deverão construir um folder sobre o que é ser cidadão, baseando-se em tudo o que já foi aprendido. O professor deverá explicar os passos para o folder e deixar que a turma desenvolva, colocando imagens e formatando;
* Construir uma história em quadrinhos com o tema "O que é preciso para ser cidadão e exercer cidadania".
Sugestâo: Todas as histórias devem ser impressas para que se possa montar um gibi.
* Apresentação no power point (tema a discutir).
Conclusâo:
Até aqui foram feitas três atividades (folder, história em quadrinhos e apresentação em slides). Elas serão interligadas por um hiperlink. Primeiro, cada grupo ou aluno, criará dois hiperlinks no arquivo do Word: um que ligará até a história em quadrinhos e o outro até Power Point. Depois, lá no Power Point, terá um outro hiperlink para voltar ao Word.
A ordem depende do que for mais viável para a turma, nâo precisa necessariamente ser esta.
Como inserir um hiperlink
1) Crie um objeto (uma seta ou outra figura qualquer) que indicará que, clicando nele, será aberta outra página;
2) Em seguida, clique sobre este objeto para selecioná-lo e clique no menu inserir hiperlink;
3) Na janela que abrir, clique em Procurar po e escolha o arquivo desejado;
4) Confirme com OK e repita o mesmo procedimento para o restante;
5) Depois de tudo, o documento está pronto. É só organizar uma apresentação, em que esteja envolvida a escola inteira.
6) O gibi, depois de impresso, deve ficar em exposição.
Obs.:Este projeto é flexível, portanto, deixe desenrolar de acordo com o caminhar das aulas.
Adaptação do projeto origial da Microkids.