Ciep Municipalizado 465, Dr. Amilcar Pereira da Silva
Professoras: Ana Tereza, Carmen e Priscila
Planejamento de Informática
2º BIMESTRE
•8º e 9º ano
WebQuest
A escola pode ser um espaço de inovação, de experimentação saudável de novos caminhos.
Não precisamos romper com tudo, mas implementar mudanças e supervisioná-las com equilíbrio e maturidade.
Objetivos:
• Apresentar projetos utilizando a Internet, onde os alunos são responsáveis pela construção do conhecimento.
• Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas.
• Promover aprendizagem cooperativa.
• Desenvolver habilidades cognitivas.
• Transformar ativamente informações (em vez de apenas reproduzi-las), fazendo com que os alunos sejam ativos solucionadores de problemas.
• Incentivar criatividade.
• Favorecer o trabalho de autoria dos professores e o compartilhar de saberes pedagógicos;
Duração:
• 2° Bimestre
Recursos:
• Laboratório de Informática
• Blog: educacaoeatividades.blogspot.com- WebQuest
• Textos informativos
Informática Educativa 8º e 9º ano
Jornal
Matérias
1- Reportagens: Quem? Quando? Onde? Por quê? Como? - estas perguntas devem ser respondidas no texto. O repórter vai atrás dos acontecimentos, obtém informações de diferentes fontes (pessoas) e escreve um texto resumindo as ideias e o fato.
2- Entrevistas: As entrevistas do tipo pergunta e resposta, também chamadas pingue-pongue, são as mais comuns. A opinião de uma pessoa ou seu ponto de vista sobre determinado assunto são transcritos, juntamente com as perguntas do repórter. Uma introdução apresenta o entrevistado e o assunto.
3- Artigo: É um texto opinativo (um professor ou um aluno pode falar sobre algum tema polêmico, por exemplo)
4- Crítica: É a opinião do repórter a respeito de um livro, um filme, um disco, um programa de TV, etc.
5- Serviços: Informações que podem ser úteis ao leitor, como a agenda de eventos da escola.
6- Editorial: É a opinião do jornal sobre algum assunto importante e atual. A equipe do jornal pode definir, a cada edição, quem ficará responsável por ele.
7- Anúncios: Que tal aproveitar para criar uma coluna de classificados, onde os alunos possam trocar, vender, enviar mensagens, ofertar serviços?
8- Enquete, pesquisa de opinião: Escolha um tema que mereça ser pesquisado - qual a opinião dos estudantes sobre ele? Outra ideia é descobrir o perfil dos estudantes da escola através de pesquisas.
Diagramação
É normal, após a coleta final, você perceber que há mais material do que espaço disponível, ou que alguns textos ficaram longos demais. Lembre-se: não adianta sacrificar o visual do jornal para colocar todo o material que há em mãos. Ou a equipe do jornal correrá o risco de realizar um trabalho que poucos terão vontade de ler. Portanto, use uma tesourinha imaginária e corte o que for necessário. O que restar poderá ser utilizado na edição seguinte.
Depois de revisar todo o material, é hora de fazer os títulos, que devem ser chamativos e retratar o conteúdo da matéria publicada - não vale vender gato por lebre.
Material visual
Dependendo de como o jornal será impresso a equipe definirá o material visual, que pode ser:
- Charge - Ilustração - Foto - Caricatura - Colagem - Clip Art Vale lembrar que o jornal xerocado deve ter imagens de preferência em preto e branco.
Tudo pronto? É hora de atingir o público!
Iniciando o Jornal
1. Entre no Editor de texto.
2. Configure a página: - Arquivo – configurar página.
Coloque todas as margens com 1 cm de largura
3. Tamanho do Papel – A4
4. Orientação – Paisagem
5. Dividir a página em duas colunas:
Formatar – colunas – duas colunas – marcar colunas da mesma largura – espaçamento entre colunas 2cm.
6. Dê preferência para escrever em caixas de textos que facilitam o trabalho.
7. Não inserir figura com o cursor dentro da caixa de texto.
2º BIMESTRE
•6º e 7º ano
Livro de história infantil
Justificativa:
Contar Histórias é a mais antiga das artes. Elas são fontes maravilhosas de experiências. São meios de ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca.
• As histórias formam o gosto pela leitura - Quando a criança aprende a gostar de ouvir historias contadas ou lidas, ela adquire o impulso inicial que mais tarde a atrairá para a leitura.
• As histórias instruem –Ao enriquecer o vocabulário, amplia seu mundo de idéias e conhecimentos e desenvolve a linguagem e o pensamento.
• As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.
• As histórias cultivam a sensibilidade, e isso significa educar o espírito. A literatura e os contos de fadas dirigem para a descoberta de sua identidade e comunicação e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter.
• As histórias recreiam, distraem, descarregam as tensões, aliviam sobrecargas emocionais e auxiliam, muitas vezes, a resolver conflitos emocionais próprios.
Objetivos:
Criar o hábito de ler histórias. Favorecendo momentos de prazer em grupo. Enriquecendo o imaginário infantil e o contato com textos de qualidade literária.
É através do prazer ou emoções que as histórias lhes proporcionam, que o simbolismo, implícito nas tramas e personagens, vai agir em seu inconsciente. Atuando, ajudamos, pouco a pouco, a resolverem os conflitos interiores que normalmente vivem.
Criação de um livro coletivo partindo do conhecimento adquirido das histórias lidas.
Criação de histórias partindo do modelo abaixo.
Duração:
2° Bimestre
Recurso:
• Laboratório de Informática
• Site: www.contos.poesias.nom.br/historiasinfantis/historiasinfantis.htm, www.contos.poesias.nom.br/historiasparaoneto/historiasparaoneto.htm
MODELO DO LIVRO
(Foi exposto para os alunos através de figuras).
II Gincana Tecnológica da Délfica 2011
Tema: Jovens conectados.com a PAZ
Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner
Disciplina: Informática Educativa
Professora Responsável: Ana Beatriz de Oliveira Rangel
Orientação Pedagógica: Natália Diniz
Público Alvo: A gincana será realizada com os alunos do sexto ao nono ano de escolaridade da Escola Municipal Délfica de Carvalho Wagner, pela professora de informática educativa da escola Ana Beatriz de Oliveira Rangel (Bia), no período de 14/02/2011 à 25/04/2011. (1º bimestre)
O fechamento da gincana ficou para o final do 2° bimestre 11/07/2011.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista o contexto globalizado e a era da informação e do conhecimento em que nossos jovens estão envolvidos, se faz necessário fazer uma aproximação das tecnologias para despertar responsabilidade de sua utilização proporcionando uma aprendizagem significativa, divertida e consciente.
Um mundo repleto de situações violentas que invadem nossos lares e escolas tornando essas ações em insultos banais e corriqueiras aos olhares do dia a dia, adormecendo o senso crítico tornando-o anestesiado diante dessa realidade. E se isto está sendo percebido é hora de agir, hora de despertar nos jovens uma percepção da importância de se viver em paz e de buscar um mundo sem violência e mais solidário, começando por si mesmo e não esperando que o outro comece para se fazer também.
Acreditando em uma educação focada na interdisplinaridade onde o aluno é protagonista da construção de seu conhecimento, esta gincana propõe atividades diferenciadas para que haja troca de experiência e socialização entre alunos e alunos, alunos e professores, promovendo assim um ambiente de respeito, consideração e aprendizagem.
Para tanto, desenvolvi esta gincana tecnológica, cujo tema é: “JOVENS CONECTADOS.COM A PAZ”, onde além de instigar o bom relacionamento, estará também motivando a participação mais ativa nas atividades escolares e extra escolares.
Boff, deixa claro o conceito de Justiça, afirmando:
“Justiça é dar a cada um o que lhe compete. Justiça é ter relação adequada à natureza de cada coisa. Justiça portanto, uma relação e uma atitude corretas, exigidas por cada situação".
( BOFF, 1999: 42 e 43 ).
Assim sendo, justiça é uma proposta não corretiva, mas de atos corretos, ou seja, dar a cada ser o que lhe é próprio, o que lhe é devido.
Desta forma ratifico a importância desse trabalho, onde o eixo central é a percepção da importância dos valores morais e éticos. Com isso, se faz necessário o envolvimento de toda comunidade escolar, priorizando os pontos fundamentais para que os objetivos sejam alcançados.
Além da interação e desenvolvimento da gincana em toda comunidade escolar, a parceria com jovens de outra comunidade e uma ONG (EDUCAR PARA A PAZ- R.O.)que tem projetos relacionados com a paz fará com que a nossa gincana tenha uma visão geral e específica de outras realidades, sendo enfatizada a necessidade iminente de se promover a paz em qualquer âmbito de vivencia.
A palavra educação do latim, que significa "tirar de dentro", sendo assim, a educação perpassa a escolarização. Paulo Freire deixa claro que o educador e o educando aprendem juntos em uma relação dinâmica, tendo como método educativo a realidade no qual está vivenciando o educando.
Paulo Freire pensou que um método de educação construído em cima de uma idéia de diálogo entre educador e educando, onde há sempre partes de cada um no outro, não poderia começar com o educador trazendo pronto, do seu mundo, do seu saber, o seu método e material da fala dele. ( BRANDÃO, 1980: 21 )
Freire enfatiza a importância do diálogo para a construção do saber, pois "Dialogar é criar espaços para com que cada um possa dizer a sua palavra..." ( FREIRE, 1998: 38 ). Com isto, o educador reforça o conceito de educação e a mesma transcende a escola.
OBJETIVO GERAL
Propor aos alunos desafios que levem a perceber a importância e a valorização de atitudes e reações, estabelecendo relação de sabedoria, respeito, amor e paz através de atividades lúdicas, música, dança, artes cênicas e meios tecnológicos;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover momentos de interação e socialização no ambiente escolar;
Promover aprendizagem de forma lúdica e momentos de descontração;
Desenvolver raciocínio lógico, criatividade e desenvolvimento corporal e intelectual;
Utilizar a música, a dança e a poesia como promoção de paz;
Promover momentos de reflexão e difusão de paz e solidariedade;
Integrar música e tecnologia de forma interdisciplinar de forma a refletir sobre os momentos em que é praticado a violência e seus desencadeadores;
Desenvolver sensibilidade para a percepção de todas as formas de violência que provocam sofrimento humano;
Ampliar o conceito de paz como oposição a tudo que fere a dignidade humana em sua dignidade física, psicológica e social, desenvolvendo momentos de solidariedade;
Desenvolver trabalhos com ferramentas existentes nos computadores para apresentar personalidades que lutaram pela paz;
DESENVOLVIMENTO
As turmas da Escola Délfica do 6º ao 9º ano de escolaridade participarão de uma gincana interna (cada turma em sua sala) saindo uma equipe campeã em cada turma para competir entre si numa grande final.
Durante a primeira semana serão apresentado aos alunos a gincana e a parceria feita com jovens de outro município e da ONG “ SERPAZ – Projeto: Educar pela paz” e a relação do grupo com o trabalho desenvolvido no bimestre. Daí então serão definidas as equipes de cada turma, assim como também cor,líder, nome e grito de guerra das equipes. Para então começarem a primeira fase das provas.
As equipes realizarão as atividades proposta na primeira fase nas aulas de informática educativa com a própria professora Ana Beatriz Rangel (Bia), e cada prova terá um valor a ser computado dependendo da execução da mesma. Os três principais quesitos avaliados nas provas são: coerência, criatividade e ortografia;
Atividades da primeira fase valendo ponto:
Nome para equipe;
Cor da equipe;
Grito de guerra;
Acróstico com nome da equipe;
Acróstico com o termo: gincana tecnológica;
Slogan – paz, tecnologia e Délfica;
Atividades da segunda fase:
Jogo de rimas;
Apresentação de slides com biografia de personalidades que lutaram pela paz;
Criação de um boletim informativo anunciando a gincana tecnológica 2011 com tema paz;
Criação de uma paródia;
Criação de poesia, após assistirem o filme: Bullying;
Criação de uma imagem utilizando teclas (soltas) de teclado;
Construir um vídeo no moovie maker com a letra de uma música , tema no filme Jeremis. ( Bullying)
Construir uma apresentação de slide com a paródia da turma;
Caça ao tesouro (envolvendo música);
Após finalização dessas duas etapas da gincana já se tem a equipe vencedora de cada turma.
A partir deste momento as provas serão desenvolvidas dentro e fora do laboratório, pois terão provas em que os alunos terão que arrecadar alimento, provas surpresas e momentos em que eles mobilizaram a comunidade de alguma forma.
Provas para a disputa entre as equipes vencedoras das turmas.
Restarão apenas quatro equipes para esta etapa da gincana.
O dia da grande final funcionará como um dia de festa e encontro entre as turmas participantes da II Gincana Tecnológica da Délfica, comunidade, ONG SERPAZ, jovens da cidade de Rio das Ostras e toda comunidade escolar para desenvolver as atividades finais e premiação das equipes vencedoras.
Algumas provas que as equipes terão que desenvolver:
Apresentação da paródia sobre a paz;
Arrecadar maior número de alimentos e material de higiene pessoal para ser enviado à região serrana;
Propaganda tema: “Não violência!”
Criando história a partir de palavras sendo lançadas na hora. (improviso)
Criar um mascote para a equipe com sucata tecnológica e dar um nome;
Confeccionar um cartaz com o tema PAZ (escola, mundo, internet e globalização)
Criar uma coreografia de dança com uma musica que tenha haver com o tema da gincana;
Duelo de rimas;
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados por seu engajamento nas atividades, sua participação, suas contribuições positivas, suas colocações e colaborações em todas as etapas da gincana. Também serão avaliados em sua postura quanto a participação nos trabalhos de grupo e individual, comportamento e desenvolvimento de cada tarefa concluída ou não.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRANDÃO, Carlos R. O Que é o Método Paulo Freire. Ed. Brasiliense 16ª edição, São Paulo, 1980.
---------- Revista de Educação AEC, nº 107/1998.
BOFF, Leonardo. A Oração de São Francisco, Uma Mensagem de Paz para o Mundo Atual. Sextante, 3ª Edição. Rio de Janeiro. 1999.