
O projeto UCA – Um Computador por Aluno – é uma das inciativas em educação do Governo Federal que visa dar a cada estudante um laptop desenvolvido especificamente para educação.
É um projeto que pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação. Os laptops educacionais serão utilizados pelos estudantes e professores de educação básica.
1. OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
Estruturar uma rede de formação, de acompanhamento e apoio às práticas pedagógicas, com o uso do laptop educacional nas escolas;
Contribuir com a inserção de uma prática inovadora do uso das tecnologias educacionais nos cursos e programas de formação inicial e continuada de professores;
Qualificar professores das escolas públicas participantes do piloto do Projeto UCA para o uso do laptop educacional em práticas que privilegiem a aprendizagem baseada na construção cooperativa do conhecimento, em consonância com as especificidades das propostas curriculares de suas escolas;
Criar uma cultura de redes cooperativas, intra e inter escolas,com o uso de tecnologias digitais, favorecendo a autonomia, o aprofundamento e a ampliação do conhecimento sobre a realidade contemporânea;
Contribuir com a construção da proposta político-pedagógica das escolas, aproveitando as possibilidades do laptop educacional, as estratégias pedagógicas inovadoras, o respeito à diversidade das comunidades e a consciência do papel da escola no desenvolvimento da inteligência dos seus membros, com consequentes mudanças em sua participação crítica e ativa na sociedade.
2. PRESSUPOSTOS QUE NORTEIAM A FORMAÇÃO
O processo de formação continuada de professores das escolas vinculadas ao Projeto UCA terá sua ênfase no aprendizado de novas ações pedagógicas com apoio da tecnologia, visando mudanças no currículo escolar.
Assim, tendo a escola como pano de fundo, apresenta sua organização estrutural fundada nos seguintes pressupostos básicos:
Reconhecimento do papel das tecnologias digitais na sociedade, suas implicações nos modos de pensar e agir e, consequentemente, a importância de sua inserção na comunidade escolar;
Comprometimento com a dimensão pública da escola como espaço formal de aprendizagens, visando à inclusão digital e social das classes menos favorecidas;
Aproveitamento da pluralidade cultural, construtora de diferentes visões de mundo;
Respeito à autonomia na organização curricular, considerando as características e experiências específicas dos alunos e professores assim como as necessidades de construção de conhecimento científico;
Importância da articulação dos professores, dos componentes curriculares, das experiências individuais e coletivas, das estratégias pedagógicas e das diferentes mídias entre si, nas distintas etapas ao longo da formação;
Necessidade de interrelação entre as práticas pedagógicas e as teorias que as fundamentam;
Visão da instituição escolar como uma organização aprendente, que se desenvolve e se reestrutura como resultado do movimento reticulado dos seus diferentes segmentos;
Compreensão do papel do professor como mediador do conhecimento e criador de condições favoráveis ao desenvolvimento dos processos de aprendizagem dos alunos;
Reconhecimento do papel de liderança dos gestores na articulação da comunidade escolar e no apoio à utilização inovadora das tecnologias digitais, promovendo as adaptações dos espaços e dos tempos da sala de aula, bem como do projeto político-pedagógico da escola.
3. CONDIÇÕES NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO
Para assegurar a viabilização da formação e das práticas pedagógicas que os professores e gestores desenvolverão na escola, é fundamental garantir
as seguintes condições:
Laptop para todos os formadores locais, multiplicadores, gestores, professores e alunos das escolas;
Existência de infraestrutura de conectividade wireless que assegure o acesso simultâneo dos alunos por turno, à internet;
Envolvimento efetivo das diversas instâncias do sistema de ensino para viabilizar a implantação do processo de reestruturação dos tempos e espaços escolares;
Garantia de tempo, nos planejamentos dos professores, para que possam realizar a formação em serviço;
Formadores (SEMED e NTE) com disponibilidade para trabalhar em parceria com os professores e gestores, tanto no ambiente físico da escola, quanto nos ambientes virtuais;
Disponibilização de um ambiente virtual de aprendizagem estável, capaz de abrigar várias turmas, acessos simultâneos, recursos de interação e espaço para publicações e ferramentas de gestão.
4. ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO
Promover reuniões de trabalho com os gestores para divulgar o Projeto UCA
com o objetivo de apropriacão do projeto e efetiva participação dos atores locais com distribuição de responsabilidades para garantir a adesão, promoção e desenvolvimento do projeto;
Capacitar recursos humanos de forma descentralizada e em redes;
Utilizar o ambiente virtual de aprendizagem e-Proinfo como espaço de trabalho e trocas entre os participantes dos projetos e entre as equipes formadoras e NTE;
Explorar o potencial pedagógico de recursos do laptop educacional para trabalhar, em espaços da escola, com diferentes linguagens e mídias;
Respeitar os diferentes níveis de apropriação tecnológica dos professores e gestores;
Desenvolver movimentos e processos de cooperação e solidariedade;
Trabalhar, concomitantemente, com ações disciplinares e interdisciplinares, tendo como ponto de partida tanto os interesses dos alunos quanto a intencionalidade pedagógica dos professores.
5. OPERACIONALIZAÇÃO
O processo de formação envolve os seguintes grupos:
grupo de formação e acompanhamento constituído por uma equipe inicial da SEMED;
grupo de trabalho dos professores monitores;
multiplicadores do NTE – Macaé;
equipes de formação destinadas a atuarem junto às escolas piloto. Tais equipes serão compostas por professoras e gestores envolvidos no projeto;
alunos monitores;
A estrutura geral de formação está representada a seguir:
Escolas Piloto:
E.M. Ignácio Hugo de Souza;
E.M. Profª Maria de Lourdes de Castro Ribeiro;
E.M. Felizarda Maria da Conceição de Azevedo.
* Equipe da Semed e do CPD: Carla, Alessandra, Andréa, Júlio, Aparecida, Kátia, Adelaine, Gelson e Nélio.
* NTE - Macaé: Vera, Richardson e valéria.
* Professores Monitores: Ana Cristina, Mariany, Amanda e 7 orientadores da rede municipal.
* Alunos Monitores: 20 alunos do 7º e 8º ano de escolaridade.
* Professores e Gestores: 40 profissionais da rede municipal.
6. DIMENSÕES DA FORMAÇÃO
AÇÃO 1: Preparação da Equipe de Formação, Pesquisa e Coordenação Geral do
Projeto
Quem faz: Equipe da SEMED
AÇÃO 2: Palestra de sensibilização para os diretores, professores, coordenadores , alunos monitores e toda a equipe da SEMED
Quem faz: NTE - MACAÉ
AÇÃO 3: Capacitação dos professores, gestores e alunos monitores
Quem faz: NTE - Macaé
7. AVALIAÇÃO
O processo de avaliação tem por finalidade identificar sucessos e obstáculos na implementação do Projeto, com a consequente proposição de ações para a sua continuidade, bem como a inserção de novas propostas
8. Abrangência:
Avaliação das experimentações em todas escolas do Projeto, tanto das condições propiciadas quanto das características das escolas, ações, processos, produtos e resultados das experimentações.
Fonte: Formação Brasil – Ministério da Educação
Professores e Gestores
* E.M. Ignácio Hugo de Souza
1 - Cláudia Márcia Paula Ludgério - Diretora
2 - Joelma do Nascimento Souza - Diretora Adjunta
3 - Adriana Rocha Faria - Orientadora Pedagógica
4 - Rebeca Muniz Maya - Orientadora Educacional
5 - Mariany de Souza Teixeira - Professor de Informática
6 - Maria de Fátima de Araújo Freire - Professor 1º Ano de Escolaridade
7 - Marcela Cristina da Silveira - Professor 2º Ano de Escolaridade
8 - Saíde Teresinha Batista - Professor 2º Ano de Escolaridade
9 - Marcela Silva de Moura - Professora 3º Ano de Escolaridade
10 - Luiz Carlos de Paula - Professor 4º Ano de Escolaridade
11 - Rosina Nascimento Silva - Professor 4º Ano de Escolaridade
12 - Elenice Francisca Alves - Professor 5º Ano de Escolaridade
13 - Célia Regina da Silva - Professor 3º Ano de Escolaridade
14 - Maria Julia dos Santos - Sala de Recursos
15 - Marinete da Paz Chagas - Sala de Reforço
16 - Mariluzia Massena - Coordenador Pedagógico
* E.M. Felizarda Maria da Conceição Azevedo
1 - Maria Cláudia Fernandes - Diretora
2 - Vânia de Melo R. Loyola - Orientador Pedagógico
3 - Adriana Cristina S. Pereira - Orientador Educacional
4 - Mariângela Braga Maciel - Coordenador Pedagógico
5 - Amanda M.R. Chagas - Professor de Informática
6 - Regimara dos Santos Brandão - Professor 1º Ano de Escolaridade
7 - Vanessa de vasconcellos Marinheiro - Professor 1º Ano de Escolaridade
8 - Patrícia da Silva Tavares - Professor 2º Ano de Escolaridade
9 - Márcio Daniel Valentim da Silva - Professor 3º Ano de Escolaridade
10 - Sandra de Cássia M.N. Almeida - Professor 4º Ano de Escolaridade
11 - Jerônimo Ramos Lemos - Professor 5º Ano de Escolaridade
12 - Vivian Oliveira da Silva - Professor Sala de Leitura
13 - Fernanda dos Santos P. P. Ribeiro - Professor de Inglês
14 - Soraya Braga Menezes - Professor de Educação Física
* E.M. Professora Maria de Lourdes Castro Ribeiro
1 - José Martins Costa - Diretor
2 - Fany Athayde da Silva - Diretor Adjunto
3 - Camila de A. Aguiar - Orientador Pedagógico
4 - Jorge Eduardo da Cruz - Orientador Pedagógico
5 - Tatiana Machado B. Alvarez - Orientador Educacional
6 - Ana Cristina Barcelos - Professor de Informática
7 - Josilândia de Oliveira Beiral - Professor 1º Ano de Escolaridade
8 - Jéssica Aparecida Mateus dos Santos - Professor 1º Ano de Escolaridade
9 - Adriana Silva do Amaral - Professor 1º Ano de Escolaridade
10 - Pamela Cardoso Alves Tramin - Professor 2º Ano de Escolaridade
11 - Monielle Pereira Gomes Soares - Professor 2º Ano de Escolaridade
12 - Roberta de Oliveira Machado - Professor 2º Ano de Escolaridade
13 - Allan Alves Trindade - Professor 3º Ano de Escolaridade
14 - Maria Cristina dos Santos - Professor 3º Ano de Escolaridade
15 - Gilmara da Rocha Pontes - Professor 4º Ano de Escolaridade
16 - Emanuelle de Abreu - Professor 1º Ano de Escolaridade
17 - Graciane Gomes Pessanha Manhàes - Professor 4º Ano de Escolaridade
18 - Isalda Tortuliano Ramos da Silva - Professor 5º Ano de Escolaridade
19 - Denise Domingues dos Santos - Professor 2º Ano de Escolaridade
20 - Alcione Barcelos de S. da Silva - Professor 5º Ano de Escolaridade
21 - Carolina Ribeiro Pessanha - Professor de Sala de Leitura
22 - Carolina Carlos da S. de S. Sobrinho - Professor Coordenador de Fluxo - Professor
23 - Heloísa de Souza Henrique Pinto - Sala de Reforço
24 - Rosândia Moisés Maurício - Sala de Recursos
25 - Thais Ferreira da Silva - Professora de Inglês
25 - Vitória Regina Francisca magalhães - Sala de Reforço
26 - Viviam Oliveira da Silva - Professora de Inglês
Relação dos alunos-monitores por escola:
E.M. Professora Maria Ilka de Queirós e Almeida (Santa Catarina)
1 - Emilayne da Silva Espírito Santo
2 - Isadora do Desterro Souza
3 - Jhassica Silva Vieira
4 - Gabrielly Jesus Barcelos
5 - Italo Rodrigues de Souza
E.M. Professora Nelita Barcellos dos Santos (Morro Alto)
1 - Raylaine Ribeiro da Hora
2 - Tailane Domingos dos Santos
3 - Jean Carlos de Souza Neves
4 - Claudia Renata das Chagas Gomes
5 - Thales da Silva Barcelos
E.M. Délfica de Carvalho Wagner (Barra do Furado)
1 - Igor Monção de Souza
2 - Kassiana Azevedo dos Santos
3 - Lybianne Gomes da Silva
4 - Wytallo Idalecio Alexandrino Mélo da Silva
5 - Polane da Silva Ribeiro
Ciep Brizolão 465 Dr. Amilcar Pereira da Silva (Alto Alegre)
1 - Sárya Luiza Cruz Martins
2 - João Vitor Barcelos de Souza
3 - Natanael Nóbrega de Oliveira
4 - Joilsa de Alcântara Santana
5 - Carla Eduarda Cabral Souza