quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Conteúdo do curso

Ensinando e Aprendendo com as TIC's


Unidade I: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola



Abertura


A disseminação do uso de tecnologias, em distintos ramos de atividades, coloca-nos diante de vertiginosas mudanças na cultura, na sociedade, na economia, na educação e, em especial, perante os conhecimentos que precisamos incorporar e lidar em sala de aula. Isso exige de nós, educadores, a constante busca de aprendizado, produção e gestão de conhecimentos e, também, o desenvolvimento de diferentes modos de buscar informações atualizadas, de nos comunicar, de ensinar e criar melhores condições de aprendizagem para nossos alunos. Essa é a marca dos novos tempos! E já que os evocamos, nada melhor do que iniciarmos este módulo com a leitura de um fragmento de poesia escrita por Fernando Pessoa.

“Aproveitar o tempo!
Tirar da alma os bocados preciosos – nem mais nem menos –
Para com eles juntar os cubos ajustados
Que fazem gravuras certas na história
(E estão certas também do lado de baixo que se não vê)...”


(PESSOA, Fernando. Fragmento do poema Apostila, assinado pelo heterônimo Álvaro de Campos. In: _____. Poesias. Organizado por Sueli Tomazini Cassal. Porto Alegre: L&PM, 2006. p.73.)


Contextualização


Nossa sociedade atual caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações. O que isso significa? Bom, você sabe, em muitas realidades do Brasil, já está mais fácil ter acesso ao celular que faz de tudo, ao computador com internet rápida e, consequentemente, às redes de relacionamento.
Esse contexto traz, evidentemente, novos desafios para a escola. Encontramos, no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias e que provocam transformações nas relações com o mundo.

O desafio atual do sistema educacional é, evidentemente, formar os alunos para terem autonomia na busca e na seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e, principalmente, para que estejam dispostos a aprender a aprender ao longo da vida.

Os alunos precisam ser preparados para utilizar os sistemas culturais de representação do pensamento que marcam a sociedade contemporânea, o que implica novas formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia...) próprias da cibercultura, além das demais formas já conhecidas. Acreditamos que você também concorda que a exigência de aprender continuamente constitui, na sociedade atual, um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores, não é mesmo?

Já sabemos que não se trata apenas de ter acesso a informações. É preciso, acima de tudo, saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, transformá-las em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.

Compreenda melhor esta temática, lendo o artigo “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”, de Juan Ignacio Pozo. Nesse texto, autor caracteriza a cultura da aprendizagem, que é inerente à sociedade do conhecimento, e comenta sobre novas formas de aprender e sobre novos espaços instrucionais. Diante desse novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre as questões apresentadas anteriormente a e explicite seu ponto de vista produzindo um pequeno texto.

Quer aprofundar este tema? Sugerimos leituras complementares.

[Realize a Atividade 1.1: reflexões iniciais] em dupla, reflexão, presencial.


Identidade do professor


"É difícil dizer se ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade. Hoje, os professores têm de lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado. Isto é, quando todos os alunos vão para a escola, de todos os grupos sociais, dos mais pobres aos ricos, de todas as raças e todas as etnias, quando toda essa gente está dentro da escola e quando se consegue cumprir, de algum modo, esse desígnio histórico da escola para todos, ao mesmo tempo, também, a escola atinge uma enorme complexidade que não existia no passado."


[Atividade 1.2: Fórum “Quem sou como professor e aprendiz?”] individual; reflexão; a distância;


A Aprendizagem


Aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o outro. Daí a importância das interações e das situações que favoreçam a reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento. Para o professor, a aprendizagem possibilita que ele analise e avalie como experimenta esse processo, criando condições para tornar-se consciente sobre como aprende. Esse aprendizado, ao longo da vida, pode acontecer, de maneira formal, em cursos de formação; no compartilhamento e na reflexão sobre a própria experiência com seus pares; na interação com os alunos e com outros atores que buscam novas compreensões sobre o fazer pedagógico; na leitura de textos sobre a prática profissional; na participação em congressos, seminários e em grupos de estudos, entre tantas outras possibilidades.

Sugerimos a leitura do texto Aprendizagem continuada ao longo da vida, de José Armando Valente.

Sempre que surge uma nova tecnologia, as pessoas ficam, por algum tempo, deslumbradas diante da novidade. Passada a euforia, o que fica, no entanto, desse processo inicial? Serão as novas tecnologias ou as tecnologias de informação e comunicação as “sereias” do ensino eletrônico?

Essa questão é abordada em profundidade no artigo de Blikstein e Zuffo (2001). Os autores comentam os “encantos” e desilusões que as tecnologias trouxeram a várias áreas. Na educação, alertam que, apesar do potencial positivo, o seu uso tem sido, predominantemente, como forma de simples encapsulamento de conteúdo instrucional em mídias eletrônicas. Eles criticam o forte vínculo do propósito educacional com os interesses produtivos capitalistas e defendem que as tecnologias deveriam ser utilizadas, sobretudo, como instrumento de libertação, de engrandecimento da condição humana.

Talvez você considere essa leitura densa, dada a sua extensão, e repleta de reflexões complexas. Assim, sugerimos que leia e marque ideias que lhe pareceram mais significativas, bem como dúvidas e inquietações, para serem debatidas posteriormente com seu formador e/ou grupo.